Temas Atuais

A Nutrição como fonte de vida

Todo mês de agosto, contrariando as analogias da “má sorte” deste mês, eu relembro momentos inesquecíveis da minha carreira profissional. E neste agosto, especialmente, relembrei um dos momentos mais especiais vividos à exatos 15 anos atrás, a minha formatura. 

 
É em agosto também que comemoramos o dia do nutricionista, esta profissão que fundamenta a vida e que faz do alimento fonte de saúde do corpo e nos reconecta com a natureza, quando nos faz perceber que todos os alimentos que mais precisamos são provenientes dela
 
São 15 anos nutrindo vidas. São 15 anos me atualizando e desenvolvendo, cada dia mais, habilidades para compreender tudo que envolve o processo da escolha alimentar. Eu sempre compreendi o alimento além do corpo, e esta necessidade de entregar “algo mais” foi, ao longo dos anos de prática clínica, ficando cada vez mais claro pra mim. 
 
Não é apenas sobre “prescrever dietas”, é sobre entregar vida. Ampliar o repertório, descobrir o Mundo maravilhoso dos alimentos sem descartar absolutamente nenhuma possibilidade, e na mesma proporção, atender a demanda terapêutica dos meus pacientes. 
 
Sempre que recebo um paciente entrego mais do que informações que possam nutrir seu corpo, mais do que uma dieta: entrego escuta, gentileza, motivação, aceitação e clareza sobre uma nutrição mais humana que possa acomodar a vida e a rotina alimentar dentro da realidade do paciente, sem rigidez, com amor. 
 
A nutrição é sobre dizer o que precisamos comer para nutrir a vida. É sobre nutrir a alma com bons pensamentos. É sobre compreender as emoções, e as nuances que me impedem de fazer boas escolhas alimentares. É nutrir a alma com o prazer de comer, mas também relembrar dos pequenos prazeres da vida, para que o alimento não seja a única fonte de alegria. Nutrir vidas é nutrir esperança, é acreditar na sustentabilidade, é ver a natureza como fonte de vida, é se reconectar com a essência. 
 
Sou feliz e muito grata por te ter comigo Nutrição. 
 
Felicidades a todos os meus colegas de profissão, que juntos possamos fazer da nossa missão uma missão de amor, nutrindo corpo, mente e espírito – este belo sopro que é a vida.  

Artigo escrito pela nutricionista, especialista em Equilíbrio Alimentar, Letícia Christianetti.