A presente proposta refere-se a um grupo de apoio para familiares que convive com Transtornos por Uso de Substancias, e necessitam de orientação e psicoeducação nessas relações familiares. Pelo exposto, torna-se relevante a proposta do Núcleo Integração, o qual surgiu para atender essas demandas no CEFI. Com as facilidades digitais disponíveis na atualidade, utilizar-se de encontros onlines, para instruir, orientar, acolher a família que convive com o (TUS), é pertinente para o fortalecimento dos atendimentos realizados do Núcleo Integração.
Geral:
Acolher, orientar e psicoeducar familiares e cônjuges que convive com pessoas usuárias de substâncias psicoativas, promovendo nessas pessoas mais saúde mental e recursos para administrar situações crises.
Específicos:
Acolher as demandas advindas da convivência com pessoas com TUS.
Possibilitar espaço de fala para compartilhar situações e angústias.
Orientar sobre o funcionamento do TUS.
Entender a complexidade da doença além do indivíduo considerando a família e o meio como coautores, tanto do processo de adoecimento, quanto de tratamento do transtorno.
Proporcionar psicoeducação relacional.
O grupo será ministrado pela equipe multidisciplinar do CEFI- Núcleo Integração- para o acompanhamento das familias. A partir da integração desses diferentes olhares, a equipe trabalha aspectos do paciente identificado, da família e do adoecimento familiar. Será desenvolvido um grupo psicoeducativo voltado a familiares de pessoas com uso problemático de substâncias, com encontros semanais de aproximadamente 120 minutos. O grupo será conduzido por uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogas e conselheiro em dependência química, que abordarão temas relacionados à compreensão da dependência, impacto na família, comunicação, limites saudáveis, estratégias de cuidado e autocuidado. A metodologia incluirá exposição dialogada, espaço para troca de experiências, dinâmicas participativas e materiais de apoio. O grupo será aberto a familiares diretos (pais, cônjuges, irmãos, filhos e cuidadores), garantindo acolhimento e interação.
O grupo de apoio não será fechado, podendo ingressar no grupo em qualquer momento do seu cronograma, pois o mesmo traz temáticas de psicoeducação sobre TUS em todos os encontros.
O grupo será coordenado por um profissional do Núcleo Integração, com início as 19h até 20:30h com exposição da temática por 20 minutos, após será dado espaço de fala para cada participante do grupo, tendo em vista a orientação profissional frente as demandas expostas e a mútua ajuda do próprio grupo.
O diferencial do grupo de apoio para familias do CEFI, se descreve a partir, de base científica: conteúdo atualizado em psiquiatria, psicologia e consultor em dependência química, com evidências e protocolos reconhecidos.
• Estrutura organizada: módulos temáticos sequenciais, com objetivos claros a cada encontro.
• Prática aplicada: exercícios, dinâmicas e planos familiares para uso no dia a dia.
• Acompanhamento profissional: apoio personalizado, supervisão e encaminhamentos quando necessário.
Quero me Inscrever!On Line - Remoto
Familiares adultos que convivem com pessoas com Transtornos por Uso de Substâncias.
60h
O grupo tem a duração de 06 meses.
Segundas-feiras, das 19h as 21h.
Tags: