TREINAMENTO DE HABILIDADES DE ATENÇÃO PLENA, REGULAÇÃO EMOCIONAL E EFETIVIDADE INTERPESSOAL NO AMBIENTE DO TRABALHO.

LIDERANÇA CONTEXTUAL
  • Público alvo:

    Líderes de empresas interessados em aprender, promover e multiplicar práticas que podem ser úteis para lidar com o estresse cotidiano, situações difíceis do dia a dia como ansiedade, depressão, bournout e atitudes impulsivas.

  • Carga horária total

    21h

  • Local

    Online - Transmitido via plataforma Zoom


Investimento

  • Á vista: R$ 1.440,00

  • Parcelado: R$ 1.600,00 em 4 parcelas de R$ 400,00

  • Incluído o valor do manual

Inscreva-se no treinamento

Nós do Cefi Contextus decidimos inovar, sendo protagonistas ao trazer para o mundo do trabalho o Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT-SE – Skills for Employment). Sua proposta é possibilitar que os trabalhadores gerenciem da melhor forma possível seu emprego, fato que envolve a capacidade de lidar com emoções e relacionamentos no local de trabalho, além de escolher a conduta mais adequada. Há evidências científicas da efetividade desta abordagem para a vida emocional das pessoas, e, consequentemente, para seu trabalho (Feingenbaum, 2018; Comtois et al., 2010).

A DBT foi elaborada por Marsha Linehan para auxiliar pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline. Porém, o tratamento foi tão efetivo que se estendeu para outras questões, por exemplo, para pessoas que possuíam a característica de desregulação das emoções. Atualmente, o treinamento de habilidades, uma das atividades do tratamento é utilizado para grupos de adultos, de adolescentes, de familiares e em escolas (Linehan, 1993a, 1993b, 2014). No âmbito do trabalho, observou-se que as pessoas que têm ou lidam com personalidades mais vulneráveis correm maior risco de prejudicar o funcionamento do trabalho (McMahon & Enders, 2009). Observa-se, ainda uma dialética em relação ao trabalho, pois por um lado pode ser gratificante ao estar relacionado aos valores e necessidades das pessoas, por outro, um elevado nível de exigências e de estresse pode gerar ansiedade, depressão, adoecimento mental. Sendo assim, a possibilidade de capacitar as pessoas com habilidades para identificar e gerenciar suas cognições problemáticas e suas emoções relacionadas é muito importante no processo de uma melhor maneira de se estar no emprego (Overland et al., 2014).

Ressaltamos o poder de um melhor gerenciamento de pessoas e temos a convicção que os líderes podem transformar sua forma de atuação com suas equipes utilizando essa ferramenta de imediata aplicabilidade, promovendo saúde mental no âmbito pessoal e da equipe. 

O curso é composto por conteúdo teórico, prático e atividades para serem feitas nos intervalos das aulas, cujo objetivo é treinar a habilidade aprendida em aula.

Corpo Docente

Mara Lins

Mara Lins

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social. Doutora em Psicologia Clínica. Especialista em Terapia de Casal e Família. Formação em Terapias Comportamentais Contextuais, atuando principalmente com ACT, DBT e Terapia Comportamental Integrativa de Casal (Integrative Behavioral Couple Therapy-IBCT). Professora e Supervisora de cursos de pós-graduação do CEFI. Diretora da FACEFI. Membro da ACBS. Atual presidente da ACBS Brasil.

Vanessa Stechow - 07/05471

Vanessa Stechow - 07/05471

Psicóloga (PUCRS). MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia (FGV/RS), Didata em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e qualificação como Analista PDA (Personal Development Analysis). Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional - Metodologia Ontológica Transformacional com Leonardo Wolk, em Líder Coach pelo ICI e The Coaching Clinic – Corporate Coach U. Formação em Coaching de Equipes com John Leary-Joyce (Academy of Executive Coaching - Inglaterra), Curso de Coaching de Equipe com Áurea Castilhos e Cursos de Aprofundamento sobre Coaching com Rosemary Napper (Inglaterra). Formação em Gestalt-Terapia (Gestalt Centro). Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais de Terceira Geração (CEFI/CIPCO). Formação complementar em Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Atua na área clínica com adultos, adolescentes e casais com enfoque nas Terapias Contextuais. É membro da equipe CEFI Contextus. Foi docente nas Universidades PUCRS (1999), Universidades Integradas Cândido Rondon/MT (2001) e La Salle Businnes School/RS, no MBA de Gestão de Pessoas e Liderança Coach (2015 e 2016). É Coordenadora e Facilitadora da Formação em Dinâmica dos Grupos - SBDG.

Objetivo


● Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e
emocionais, ao invés de reagir automaticamente a eles;

● Favorecer a identificação de gatilhos para reações automáticas;

● Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar;

● (Re)descoberta de valores e comportamentos que vão em direção ao
profissional que se quer ser;

● Aperfeiçoar habilidades de comunicação, resolução de problemas e
tomada de decisão;

● Observar o contexto e as consequências dos comportamentos da equipe

● Contribuir na promoção de consciência dos próprios limites e de estados
emocionais positivos consigo mesmo, como autocompaixão;

Público Alvo

Este programa é especialmente indicado para: 

  • Ampliação de autoconhecimento

  • Promoção de saúde mental

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Manejo do estresse

  • Reatividade no dia-a-dia

  • Pressão no trabalho

Diferenciais

Modalidades: 

  • IN COMPANY: Elaborado para uma única empresa. O treinamento terá duração de 21 horas. Distribuição da carga horária e número de encontros serão combinados de acordo com as possibilidades da empresa.

  • GRUPO ABERTO: Para diversos líderes de diferentes empresas. O período será realizado nos dias 30/10, 06/11, 13/11, 20/11, 27/11, 4/12 e 11/12/2020. A carga horária é de 3 horas por encontro. O horário será das 9h às 12h.

Conteúdo Programático

 

  1. - Mindfulness (Atenção Plena) e Mente Ativa

  2. - Regulação emocional e administrando o estresse

  3. - Conhecendo a Psicologia Comportamental e Análise em Cadeia

  4. - Aprendendo sobre Validação e Valores no trabalho

  5. - Treinando a efetividade Interpessoal

  6. - Resolução de problemas e tomada de decisão

  7. - Limites pessoais e autocompaixão

Metodologia

Treinamento online, pela Plataforma Zoom do CEFI, com aulas teóricas e exercícios vivenciais. Haverá atividades para serem realizadas nos intervalos das aulas.

Será entregue um manual com textos, exercícios e atividades práticas. Este será encaminhado ao participante antes do início do Treinamento.

Informações

Referências

Comtois, K. A., Kerbrat, A. H., Atkins, D., Harned, M., & Elwood, L. (2010). Recovery from disability for individuals with borderline personality disorder: a feasibility trial of DBT- ACES. Psychiatric Services, 61(11), 1106–1111.

Feigenbaum, J. D. (2018). The Oxford Handbook of Dialectical Behaviour Therapy. Psychology, Clinical Psychology Online Publication. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780198758723.013.23

Linehan, M. (1993a). Cognitive-behavioral treatment of borderline personality disorder. New York: Guilford Press.

Linehan, M. M. (1993b). Skills training manual for treating borderline personality disorder. New York: Guilford Press.

Linehan, M. M. (2014). DBT® skills training manual. New York: Guilford Press.

McMahon, R. C., & Enders, C. (2009). Personality disorder factors predict recovery of employment functioning among treated cocaine abusers. American Journal of Drug and Alcohol Abuse, 35(3), 138–144.

Overland, S., Grasdal, A., Løvvik, C., Lie, S. A., & Reme, S. E. (2014). EPA-1090–The effectiveness of a work-focused cognitive behavioural therapy and individual job support on return to work for common mental disorders: randomized controlled multicenter trial. European Psychiatry, 29, 1.