Programa de Mindfulness para Regulação Emocional e Qualidade de Vida

Programa de Mindfulness para Regulação Emocional e Qualidade de Vida

Estarmos conscientes de nossas sensações corporais, emoções e pensamentos de forma compassiva, acolhendo “o que já está” é uma habilidade essencial para o autocuidado e uma vida com qualidade. Neste curso, vamos praticar e aprender como mindfulness pode nos auxiliar a estarmos abertos e engajados em uma vida mais presente e conectada com nossos valores. O programa é direcionado a pessoas que querem inserir práticas voltadas ao bem-estar, qualidade de vida e regulação emocional no seu dia-a-dia. 

O que é Mindfulness?

Mindfulness é a consciência que emerge ao prestarmos atenção no momento presente de forma intencional, com abertura, curiosidade e sem julgamentos. Estar consciente de nossas sensações corporais, emoções e pensamentos de forma compassiva, acolhendo “o que já está” é uma habilidade essencial para o autocuidado e escolhas em direção a seus valores pessoais. 

Há evidências científicas sobre a eficácia de intervenções baseadas em Mindfulness para uma grande variedade de transtornos mentais e físicos, como, por exemplo, ansiedade, depressão, dor crônica, compulsão alimentar, prevenção à recaída ao uso de drogas, entre outros. As práticas são diferenciadas em dois tipos: formais e informais. As práticas formais se referem ao uso da meditação Mindfulness como ferramenta para desenvolver habilidades de atenção plena e aprofundar a consciência da experiência. As práticas informais se referem à aplicação das habilidades desenvolvidas em contextos cotidianos. Exemplos de práticas informais são caminhar, comer, escutar, falar com atenção plena. Quando a atenção é direcionada intencionalmente para tarefas rotineiras, pode-se transformar qualquer momento vivido como um espaço de prática e crescimento.

No mundo agitado em que vivemos, tendemos a funcionar no piloto automático. A intenção da prática é trazer atenção plena para a ação momento a momento, possibilitando um contato mais consciente na relação com os outros, o meio e com nossas sensações, pensamentos, emoções e necessidades, mesmo em situações difíceis. Significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem ser absorvido por ela. 

Como o Curso vai Acrescentar na sua Vida? 

  • Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e emocionais, em vez de reagir automaticamente a eles;
  • Aumentar o nível de consciência das experiências sensoriais;
  • Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar; 
  • Criar um espaço de compartilhamento de práticas pessoais e vínculo grupal;
  • Facilitar o processo de conexão com o momento presente, com aceitação, gentileza e engajamento em direção aos valores pessoais
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Corpo Docente

Angélica Nickel Adamoli

Angélica Nickel Adamoli

Educadora Física (UFPel). Especialista em Atenção Psicossocial (UFPel); Educação Física Adaptada e Saúde (UGF) e Mestrado em Educação Física (UFPel). Doutora em Psicologia Clínica (PUCRS), onde pesquisou sobre os efeitos da prática de Mindfulness na dor e condições de saúde de pessoas em hemodiálise. Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos - MBRP (UNIFESP), Modelo Framework Neurocognitivo Body in Mind Training – BMT (King’s College London, UK) com ênfase na prática de Mindfulness em movimento e no Programa de Mindfulness para Qualidade de Vida (CPM). Desenvolveu o Programa Hemomindful para manejo do estresse e qualidade de vida de pessoas em hemodiálise. Possui experiência em condução de grupos de Mindfulness e práticas corporais para população em geral e clínica. Profissional de Educação Física do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde desenvolve ações de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde. Professora do Centro de promoção de Mindfulness (CPM).

Breno Irigoyen de Freitas

Breno Irigoyen de Freitas

Psicólogo. Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância e na Adolescência (INFAPA). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), pesquisou a Terapia de Aceitação e Compromisso voltada à mulheres com sobrepeso e obesidade. Doutorando em Psicologia (NEFIES-UFRGS). Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos (UNIFESP), Modelo Framework Neurocognitivo Body in Mind Training– BMT (King’s College London, UK) com ênfase na prática de Mindfulness em movimento e no Programa de Mindfulness para Qualidade de Vida (CPM). Tem experiência em coordenação de grupos de adolescentes e adultos. É supervisor do Programa SENTE - Educação sócio-emocional e Mindfulness em escolas públicas,desenvolvedor do SEJA Socioemocional (Instituto Cidade Segura) e atua como psicólogo clínico. Professor do Centro de promoção de Mindfulness (CPM).

Coordenação Geral

Mara Lins

Metodologia

Este treinamento tem como base os programas Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness do Centro de Promoção de Mindfulness (CPM), Framework Neurocognitivo Body in Mind (BMT), com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento e Prevenção de Recaída Baseado em Mindfulness (MBRP) para comportamentos compulsivos e reativos. 

Através de encontros vivenciais-teóricos serão abordados conceitos da prática de Mindfulness baseados na experiência pessoal ao realizar exercícios e diferentes práticas orientadas, dinâmicas de grupo e troca de experiências entre os participantes. Vamos explorar as experiências pela perspectiva da neurociência, psicologia, e da relação entre corpo e mente. 

Textos, exercícios e os áudios das práticas de Mindfulness serão disponibilizados semanalmente em formato digital via internet para que possam ser utilizados entre as sessões para continuar a desenvolver a habilidade de estar presente e usufruir dos benefícios no dia a dia.

Diferenciais

Este curso conta com uma integração de protocolos baseados na promoção da qualidade de vida e no controle de impulsos e da reatividade. Possui um caráter essencialmente prático e dinâmico, no qual o participante aprenderá diversas formas de aplicar mindfulness na sua própria vida. Este curso conta com a presença de dois instrutores experientes em mindfulness e em coordenação de grupos durante todo o processo. Esta é mais uma das abordagens promovidas pelo núcleo CEFI Contextus e dialoga diretamente com abordagens baseadas em evidência e com as terapias comportamentais contextuais.

Conteúdo Programático

Os oito temas abordados nos encontros são: 

SESSÃO 1: Piloto Automático e Mindfulness 

SESSÃO 2: Consciência de Gatilhos 

SESSÃO 3: Mindfulness na Vida Diária 

SESSÃO 4: Mindfulness em Situações Difíceis 

SESSÃO 5: Aceitação e Ação Habilidosa 

SESSÃO 6: Vendo Pensamentos como Pensamentos 

SESSÃO 7: Autocuidado e Equilíbrio de Estilo de Vida 

SESSÃO 8: Caminho Compartilhado e Prática Continuada

 

O desenvolvimento do programa também está baseado nos 5 Princípios do Body-in-Mind Training (BMT): 

1) Pausa 

2) Intenção 

3) Atenção 

4) Hábitos Mentais 

5) Compaixão

Objetivo

Fomentar e orientar o estabelecimento de práticas de Mindfulness baseadas em atenção focada, contemplação e compaixão.

Duração do Curso

Serão 8 encontros, nas quintas, das 18h45 às 21h:

  • Público alvo:

    Público geral, pessoas que tenham interesse em aplicar mindfulness na sua vida

  • Carga horária total

    18h

  • Período

    Início: 12 de maio | 8 encontros
    Quintas, das 18h45 às 21h

  • Local

    CEFI - Porto Alegre

Investimento

  • Público Geral

    R$900,00 ou 3 x de R$300,00
  • Pagamento à Vista:

    10% de desconto
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