Programa de Mindfulness para Regulação Emocional e Qualidade de Vida

  • Público alvo:

    Pessoas interessadas no tema, em aprender uma prática de promoção de bem-estar e qualidade de vida que pode ser útil para lidar com estresse cotidiano, situações difíceis no dia a dia como sintomas de ansiedade, depressão, comportamentos impulsivos ou reativos.

  • Carga horária total

    18 horas

  • Período

    O programa será realizado em oito semanas, com um encontro semanal, nas quintas, nos dias 22, 29 de Abril, 06, 13, 20, 27 de Maio e 03, 10 de Junho.
    18h45 às 21h

  • Local

    remoto


Investimento

  • Profissionais: R$ 900,00 ou 3x de R$ 300,00

    Estudantes e alunos do CEFI: Tem 10 % de desconto.
Inscreva-se no curso

Estarmos conscientes de nossas sensações corporais, emoções e pensamentos de forma compassiva, acolhendo “o que já está” é uma habilidade essencial para o autocuidado e uma vida com qualidade. Neste curso, vamos praticar e aprender como mindfulness pode nos auxiliar a estarmos abertos e engajados em uma vida mais presente e conectada com nossos valores. O programa é direcionado a pessoas que querem inserir práticas voltadas ao bem-estar, qualidade de vida e regulação emocional no seu dia-a-dia.

Mindfulness é a consciência que emerge ao prestarmos atenção no momento presente de forma intencional, com abertura, curiosidade e sem julgamentos. Estar consciente de nossas sensações corporais, emoções e pensamentos de forma compassiva, acolhendo “o que já está” é uma habilidade essencial para o autocuidado e escolhas em direção a seus valores pessoais.

Há evidências científicas sobre a eficácia de intervenções baseadas em Mindfulness para uma grande variedade de transtornos mentais e físicos, como, por exemplo, ansiedade, depressão, dor crônica, compulsão alimentar, prevenção à recaída ao uso de drogas, entre outros.

As práticas são diferenciadas em dois tipos: formais e informais. As práticas formais se referem ao uso da meditação Mindfulness como ferramenta para desenvolver habilidades de atenção plena e aprofundar a consciência da experiência. As práticas informais se referem à aplicação das habilidades desenvolvidas em contextos cotidianos. Exemplos de práticas informais são caminhar, comer, escutar, falar com atenção plena. Quando a atenção é direcionada intencionalmente para tarefas rotineiras, pode-se transformar qualquer momento vivido como um espaço de prática e crescimento.

No mundo agitado em que vivemos, tendemos a funcionar no piloto automático. A intenção da prática é trazer atenção plena para a ação momento a momento, possibilitando um contato mais consciente na relação com os outros, o meio e com nossas sensações, pensamentos, emoções e necessidades, mesmo em situações difíceis. Significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela.

Este programa é baseado na experiência vivencial dos exercícios e diferentes práticas orientadas e como elas podem ser utilizadas no dia a dia para regulação emocional e qualidade de vida.

Diferenciais

Este curso conta com uma integração de protocolos baseados na promoção da qualidade de vida e no controle de impulsos e da reatividade. Possui um caráter essencialmente prático e dinâmico, no qual o participante aprenderá diversas formas de aplicar mindfulness na sua própria vida. Este curso conta com a presença de dois instrutores experientes em mindfulness e em coordenação de grupos durante todo o processo. Esta é mais uma das abordagens promovidas pelo núcleo CEFI Contextus e dialoga diretamente com abordagens baseadas em evidência e com as terapias comportamentais contextuais.

Metodologia

Este treinamento tem como base os programas Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness do Centro de Promoção de Mindfulness (CPM), Framework Neurocognitivo Body in Mind (BMT), com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento e Prevenção de Recaída Baseado em Mindfulness (MBRP) para comportamentos impulsivos e reativos.

Através de encontros vivenciais – teóricos serão abordados conceitos da prática de Mindfulness baseados na experiência pessoal ao realizar exercícios e diferentes práticas orientadas, dinâmicas de grupo e troca de experiências entre os participantes. Vamos explorar as experiências pela perspectiva da neurociência, psicologia, e da relação entre corpo e mente.

Textos, exercícios e os áudios das práticas de Mindfulness serão disponibilizados semanalmente em formato digital via internet para que possam ser utilizados entre as sessões para continuar a desenvolver a habilidade de estar presente e usufruir dos benefícios no dia a dia.

Objetivo

● Fomentar e orientar o estabelecimento de práticas de Mindfulness baseadas em atenção focada, contemplação e compaixão;
● Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e emocionais, em vez de reagir automaticamente a eles;
● Aumentar o nível de consciência das experiências sensoriais;
● Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar;
● Criar um espaço de compartilhamento de práticas pessoais e vínculo do grupo;
● Facilitar o processo de conexão com o momento presente, com aceitação, gentileza e engajamento em direção aos valores pessoais.

Conteúdo Programático

Programa:

Os oito temas abordados nos encontros são:

SESSÃO 1: Piloto Automático e Mindfulness
SESSÃO 2: Consciência de Gatilhos
SESSÃO 3: Mindfulness na Vida Diária
SESSÃO 4: Mindfulness em Situações Difíceis
SESSÃO 5: Aceitação e Ação Habilidosa
SESSÃO 6: Vendo Pensamentos como Pensamentos
SESSÃO 7: Autocuidado e Equilíbrio de Estilo de Vida
SESSÃO 8: Caminho Compartilhado e Prática Continuada

O desenvolvimento do programa também está baseado nos 5 Princípios do Body-in-Mind Training (BMT):

1) Pausa
2) Intenção
3) Atenção
4) Hábitos Mentais
5) Compaixão

Corpo Docente

Angélica Nickel Adamoli

Educadora Física (UFPel). Especialista em Atenção Psicossocial (UFPel); Educação Física Adaptada e Saúde (UGF) e Mestrado em Educação Física (UFPel). Doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS) pesquisando sobre os efeitos da prática de Mindfulness na redução do estresse, dor e melhora da qualidade de vida de pessoas em hemodiálise. Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Compulsivos e Reativos - MBRP (UNIFESP), Modelo Framework Neurocognitivo Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK) com ênfase na prática de Mindfulness em movimento e no Programa de Mindfulness para Qualidade de Vida (CPM). Possui experiência em condução de grupos de Mindfulness e práticas corporais para população em geral e clínica. Profissional de Educação Física do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde desenvolve ações de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde. Professora do Centro de promoção de Mindfulness (CPM).

Breno Irigoyen de Freitas

Psicólogo. Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância e na Adolescência (INFAPA). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), pesquisou a Terapia de Aceitação e Compromisso voltada à mulheres com sobrepeso e obesidade. Doutorando em Psicologia (UFRGS). Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos (UNIFESP), Modelo Framework Neurocognitivo Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK) com ênfase na prática de Mindfulness em movimento e no Programa de Mindfulness para Qualidade de Vida (CPM). Tem experiência em coordenação de grupos de adolescentes e adultos. É supervisor do Programa SENTE - Educação sócio-emocional e Mindfulness em escolas públicas e atua como psicólogo clínico. Professor do Centro de promoção de Mindfulness (CPM).