notícias

I Jornada Científica do Núcleo de Sexualidade do CEFI ocorrerá em novembro e abordará “Sexologia: desafios criativos e inclusivos”

O Núcleo de Sexualidade do CEFI – EduSex está programando a I Jornada Científica intitulada “Sexologia: desafios criativos e inclusivos”. O evento ocorrerá no dia 13 de novembro, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h50, e apresentará, como principal assunto, o impacto da pandemia na saúde sexual, considerando a sexualidade de forma integrativa e inclusiva, além de outros tópicos.

“Trata-se de uma jornada científica desenvolvida com o objetivo de possibilitar e estimular apresentações e discussões científicas atuais sobre a sexologia e sexualidade humana aplicada às áreas da saúde, da educação e das humanidades, considerando temas relacionados com as necessidades de desenvolvimentos criativos para as compreensões e intervenções profissionais. Possui como eixos transversais a inclusão da diversidade de gênero e de orientações sexuais, assim como o impacto da pandemia da Covid-19 na saúde sexual”, explicou o coordenador-geral da I Jornada, professor doutor, psiquiatra e membro do EduSex, João Alves.

Palestrantes nacionais e internacionais renomadas nas temáticas farão parte da Jornada, abordando assuntos atuais e de relevância para profissionais que atuam na área da sexualidade humana. Dois deles já estão confirmados: o Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Investigador no Departamento de Sociologia da Manchester Metropolitan University, no Reino Unido, bem como integrante do RCASS e do seu Grupo de Investigação sobre Gênero e Sexualidade, português Daniel Cardoso. Daniel mantém-se ligado à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, Portugal. As suas áreas de investigação principais são as não-monogamias consensuais, BDSM, gênero e sexualidades, jovens e novos media, e ciberculturas. Daniel foi convidado para a conferência de abertura da Jornada.

Para a conferência de encerramento, a Jornada contará com a presença da Doutora e Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), médica psiquiatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Professora da Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS e coordenadora do Programa de Identidade de Gênero da universidade, e supervisora do Programa de Esquizofrenia e da Internação Psiquiátrica do HCPA, Maria Inês Rodrigues Lobato, que atua principalmente nos temas psicoses, Disforia de Gênero e (DSM-5-APA 2013) e sexualidade (Parafilias).

“O evento possui como diretriz reunir profissionais nacionais e internacionais renomados pela excelência científica, que desenvolvam suas atividades na área da sexologia e sexualidade humana, aproximando discussões interdisciplinares de forma integrativa e inclusiva das diversidades das subjetividades e das organizações sociais. Além disso, a Jornada surge frente ao desenvolvimento do Núcleo em Sexualidade Humana EduSex do CEFI/FACEFI e da primeira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ‘Especialização em Sexologia Clínica’ e ‘Aperfeiçoamento em Sexualidade Humana’”, completou Alves.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.