Faculdade do Cefi

Grupo de Estudos em Psicogerontologia

Esta proposta de Grupo de Estudos se insere como uma iniciativa do Núcleo Longevidade do CEFI no âmbito da Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030). A Década do Envelhecimento Saudável nas Américas foi declarada pela Organização das Nações Unidas em dezembro 2020, tendo em vista o acelerado envelhecimento populacional presente na América Latina e no Caribe e a necessidade de promoção de saúde ao longo do processo de envelhecimento. O diferencial deste grupo consiste na experiência e alta capacitação do Núcleo Longevidade no atendimento clínico especializado ao público idoso.

Objetivos

Objetivo Geral:
A proposta do grupo é capacitar os participantes nas peculiaridades da avaliação e principais estratégias de manejo clínico envolvendo o público idoso.

Objetivos específicos:
- Promover reflexões entre os participantes sobre o processo de envelhecimento na contemporaneidade;
- Promover debates sobre funcionalidade, saúde mental e relações sociais no processo de envelhecimento;
- Apresentar as principais demandas psicológicas trazidas pelo público idoso e respectivos instrumentos de avaliação;
- Apresentar estratégias terapêuticas voltadas ao atendimento à pessoa idosa e as estratégias de promoção de apoio e cuidado no envelhecimento;
- Desenvolver habilidades de construção de Projeto de Vida no envelhecimento.

Metodologia

Os encontros acontecerão no formato online e envolverão a discussão de casos, vinhetas e materiais de leitura previamente compartilhados.

Diferenciais

A falta de espaços de diálogo sobre o processo de envelhecimento e, sobretudo de capacitação de profissionais para atuação com o público idoso, tem contribuído para a invisibilização da pessoa idosa e para o adequado atendimento às necessidades desta. Por meio deste Grupo de Estudos, o Núcleo Longevidade pretende oferecer aos participantes, um espaço de troca de experiências e de conhecimentos sobre o processo de envelhecimento, além de uma oportunidade de networking específico entre profissionais que já atuam ou desejam atuar com o público idoso.

Dentre os pontos fortes dos encontros estão:
a) a curadoria dos temas que serão abordados, os quais foram selecionados por profissionais com experiência e alta capacitação no atendimento clínico ao público idoso.
b) as metodologias empregadas que priorizarão a discussão de casos, intercaladas com reflexões e trocas entre os participantes, tornando os encontros leves, mas intensos em termos de aprendizagem;
c) a possibilidade de cada participante ampliar a sua rede profissional participando de um grupo que será capacitado para trabalhar com as demandas do processo de envelhecimento e que poderá servir como futura fonte de encaminhamento de clientes.


Ao escolher do CEFI e o Grupo de Estudos em Psicogerontologia os participantes contarão ao mesmo tempo com a experiência e alta capacitação do Núcleo Longevidade, aliadas ao ambiente acolhedor que é marca registrada da Família CEFI.

Coordenação

Coordenação Técnica:
- Michele Klotz da Rosa

Quero me Inscrever!
Grupo de Estudos em Psicogerontologia
Quero me Inscrever!
  • Modalidade:

    Remota

  • Público alvo:

    Profissionais e acadêmicos da área da saúde, com interesse em aprofundar conhecimentos sobre a saúde mental do público idoso.

  • Carga horária total

    9 horas

  • Período

    Os encontros quinzenais acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir do dia 03 de junho de 2024. Dias dos encontros: 03/06, 17/06, 01/07, 15/07, 29/07 e 12/08.
    das 17:30h às 19h

Investimento

  • Inscrição

    R$ 525,00 em 3 vezes de 175,00