Curso Online: Diferentes abordagens para emoções

Vagas Limitadas!
  • Carga horária total

    10 horas

  • Período

    5 terças-feiras, Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro de 2020
    19h30 as 21h30

  • Local

    Curso Online


Investimento

  • Categoria 1:Estudantes de graduação, alunos CEFI, professores CEFI sênior

    Até 18/08 R$350,00/ Após essa data: R$360,00
  • Categoria 2:Ex-alunos CEFI

    Até 18/08 R$380,00/ Após essa data: R$400,00
  • Categoria 3: Demais profissionais

    Até 18/08 R$400,00/ Após essa data R$450,00
Até 18/08 pode ser parcelado até 2x, após essa data pagamento em parcela única
Inscreva-se no evento

O que são emoções? Que teorias e explicações nos permitem entendê-las?
A compreensão das emoções vem sendo um dos grandes desafios da história do
conhecimento, as reflexões e discussões sobre elas foram abordadas sob múltiplas
perspectivas: filosóficas, psicológicas, sociológicas, antropológicas,
neurocientíficas, etc.
Apesar de várias tentativas de decifrar, explicar e estudar esse intrigante fenômeno
da vida, ainda não existe uma teoria unificada que seja aceita como estrutura
explicativa.
Neste seminário, revisaremos brevemente as propostas de diferentes perspectivas
que contribuem para o conhecimento e a pesquisa sobre as seguintes questões: o
que são emoções, como elas evoluíram e se expressaram em nossa espécie, o papel
que desempenham em nossas vidas e as como eles influenciam nossas relações
sociais.
No final do seminário, os participantes terão uma visão mais ampla das emoções, o
que lhes permitirá construir uma estrutura referencial a partir da qual eles podem
continuar a estudar o mundo emocional das pessoas e seus relacionamentos, seja
em psicoterapia ou em outras áreas do trabalho.

Atenção: Curso em ESPANHOL.

Informações

Política de Cancelamento:
Até dia 15/08 – será devolvido 70% do valor, após esta data não será reembolsado o valor
pago.

Objetivo

Fazer uma breve revisão das diferentes abordagens no estudo das emoções, seus
principais postulados teóricos, propostas de pesquisa empírica e aplicações
práticas, críticas e limitantes para esboçar uma estrutura referencial que reflita o
estado da arte no estudo das emoções.

Sessão 1: Delinearemos o estado da arte do estudo das emoções, o problema das
emoções como classe natural e suas implicações teóricas e práticas.

Sessão 2: Abordaremos as diferentes teorias que compreendem emoções como
fenômenos biológicos do sistema nervoso, sendo o prototípico o seu correlato
neuronal-fisiológico.

Sessão 3: Examinaremos as diferentes teorias que compreendem emoções como
fenômenos cognitivos / avaliativos.

Sessão 4: Revisaremos as diferentes teorias que entendem as emoções das
interações sociais, do ponto de vista do desenvolvimento, da perspectiva social e
cultural.

Sessão 5: Apresentaremos abordagens recentes da cognição incorporada, a teoria
do ato conceitual e uma visão crítica do feminismo. O que permitirá integrar, discutir
e comparar as diferentes teorias abordadas anteriormente, a fim de encontrar novas
propostas teóricas e práticas.

Facilitador/a

Gerardo Vázquez Estrada (México)
Mestrado em Terapia Familiar por ILEF. Lic. em Psicologia Clínica por UDLA, CDMX.
Especialidade em Emotionally Focused Therapy por ICEEFT.  Docente da Universidad
Panamericana e ILEF. Participa como palestrante e professor em diversos cursos e foros
diversos, nacionais e internacionais.

Esther Hanono Dayan (México)
Especialidade em Neuropsicología por Universidad Panamericana. Lic. em Psicologia por
Universidad Panamericana. Terapeuta neuropsicológica infantil. Forma parte da equipe de
investigação de la Unidad Periférica de Neurociencias do Instituto Nacional de Neurología
y Neurocirugía (INNN). Professora convidada na Lic. em Neurociencias da UNAM e na Lic.
em Pedagogía da Universidad Panamericana.