Terapia Sistêmica

CEFI Sys

Psicoterapia Individual Sistêmica: Como isso funciona?

 

Acreditamos que um indivíduo, ao buscar psicoterapia, seja porque está com algum problema psicológico ou de relacionamento poderá se beneficiar da psicoterapia individual sistêmica, já que é uma abordagem atual, inclusive e que compreende o adoecimento e sofrimento emocional como um processo passível de alteração se observarmos a relação do indivíduo consigo, com o outro e a interdependência e complexidade dessas relações.

Em outras palavras, o psicoterapeuta leva em consideração fatores intrapsíquicos (lente pela qual você olha, interpreta e sente o mundo ao seu redor), fatores interpessoais (como você se relaciona com familiares, amigos, colegas, desconhecidos), e fatores contextuais (como é o ambiente em que você vive e onde se desenvolveu), portanto, considera o passado em que você se constituiu e o presente como reflexo do que foi internalizado durante o desenvolvimento. O psicoterapeuta buscará de forma ativa, ou seja, incluindo-se no processo de mudança, auxiliar o sujeito a alterar percepções distorcidas sobre si e relações interpessoais disfuncionais, estas que aprisionam o indivíduo em situações, comportamentos e contextos de adoecimento.

Esta abordagem parte do princípio que o todo é maior do que a soma das partes e que os elementos dos sistemas (as pessoas neste caso) apresentam funções e comportamentos distintos em diferentes sistemas (contextos e grupos sociais). Desta forma, considera o indivíduo como um sistema único e independente que não pode, porém, ser entendido fora dos contextos familiar (suas crenças, legados e mitos compartilhados, além de atentar para repetições de papéis ao longo das gerações), educacional, profissional, social, cultural, étnico e religioso em que vive. sendo assim, mudanças comportamentais de apenas um indivíduo (no caso o paciente individual) também vão gerar mudanças nos outros componentes dos sistemas nos quais ele está inserido.


COORDENAÇÃO:

Daniel Bratta Mazzali

 

HISTÓRICO:

O Centro de Estudos da Família do Indivíduo (CEFI) foi fundado em 1985 e teve a Teoria Sistêmica como sua principal abordagem de embasamentonos atendimentos clínicos,ensino e pesquisa. Ao longo desta história de mais de trinta anos, a instituição cresceu e esta realidade mudou.

Nesta caminhada, foram incorporadas diferentes abordagens ao escopo da clínica e os terapeutas sistêmicosperceberam a necessidade de formar e delinear a identidade donúcleo que os representaria.

Temos como objetivos aatualização,o crescimento e adivulgação da Teoria Sistêmica no Rio Grande do Sul e no brasil;aumentar o número de pesquisas e publicações na área e, desta forma, ampliar a abrangência da abordagem dentro e fora dos espaços psi. Além disso, como Núcleo de uma Clínica Escola, desejamosreforçar nosso papel de responsabilidade social para com a comunidade na qual estamos inseridos; viabilizar atendimentos de suporte psicológico de alta qualidade para todas configurações de núcleos familiares que necessitem de auxílio.


MEMBROS:

Daniel Bratta Mazzali- CRP 07/21353 - http://lattes.cnpq.br/6175412457349277 - Psicólogo e mestre em Psicologia ClínicaPUCRS. Especialista em Terapia Sistêmica e tem formação em Terapias Comportamentais Contextuais.

Ana Carolina Peixoto S. Moraes - CRP 07/23223 - Psicóloga, Especialista em Terapia Sistêmica, Pós-graduada em Mindfulness aplicado na Clínica, Mestranda em Psicologia e Saúde (UFCSPA).

Carla Nunes Weber - Psicóloga, Graduada em Psicologia pela Universidade La Salle (UNILASALLE), Mestre em Memória Social e Bens Culturais, Especialista em Terapia Sistêmica com atendimento de famílias, casais e individual pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), Monitora de turma de especialização em SYS-CEFI e membro da Equipe multidisciplinar no tratamento da dependência química- CEFI Integração.

Eduarda Noal Rosa - CRP 07/32114 - Psicóloga e mestranda em Psicologia Social pela PUCRS. Especialista em Terapia Sistêmica Individual, Familiar e Conjugal (CEFI).

Gabriela Techio- CRP 07/28944 - Psicóloga diplomada pela PUCRS, com especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias pelo Centro de Estudo da Família e do Indivíduo e, também, formada em Ciências Sociais pela UFRGS. Mestranda em psicologia social pela PUCRS com ênfase na temática sobre conflito trabalho e família em casais. Experiência em atendimentos de aconselhamento de carreira no modelo individual e em grupo e em atendimentos clínicos com indivíduos, famílias e casais. Atualmente faz parte do Núcleo Sys  e núcleo de sexualidade - Edusex, ambos no CEFI. 

Guilherme Rodrigues Moritz - CRP 07/23639 - Psicólogo formado pela PUC-RS, mestre pelo programa de pós-graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Possui pós-graduação em terapias comportamentais e é especialista em Terapia Sistêmica, ambos pelo CEFI. Atua como Psicólogo, Professor e Supervisor. Tem foco profissional em psicologia clínica e docência. Atua como psicoterapeuta de casais, famílias e indivíduos associado ao CEFI desde 2014. Professor convidado na pós-graduração em terapia sistêmica do CEFI e em outras universidades. Supervisor do estágio de psicologia Clínica do CEFI.

Natália Vargas Filomeno - CRP 07/27932 - Psicóloga especialista em Terapia Sistêmica individual, familiar e conjugal e Especializada em Intervenção em situação de luto ambos pelo (CEFI). Dedica-se ao estudo da EFT (Emotionally Focused Therapy) com grupo de psicólogos.

Olga Silva – CRP 07/ 29471 - Psicóloga especialista em Terapia Sistêmica, pelo Centro de Estudos da Família e Indivíduo (CEFI). Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2018, com experiência Clínica em atendimentos individuais, familiares e de casal.


OBJETIVOS:

A atualização, o crescimento e a divulgação da Teoria Sistêmica no RS e no Brasil;

O aumento do número de pesquisas e publicações na área e ampliar a abrangência da abordagem dentro e fora dos espaços de saúde mental.

Como Núcleo de uma Clínica Escola, desejamos reforçar nosso papel de responsabilidade social para com a comunidade na qual estamos inseridos; viabilizar atendimentos de suporte psicológico de alta qualidade para todas as configurações de núcleos familiares que necessitem de auxílio.

 

ATIVIDADES REALIZADAS: 

O Núcleo promove eventos, cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização dentro da abordagem sistêmica, além do atendimento clínico, nesta mesma modalidade.

 

CURSOS:

Curso de Intensivo de Verão "Aplicação da Prática Sistêmica nos Diferentes Contextos Clínicos" ocorre nos dias 17 a 21 de janeiro de 2022, gravado por 30 dias. - Para mais informações CLIQUE AQUI.

Curso de Especialização em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar com início em março de 2022.

91ª Turma - Aulas quinzenais. Sábados das 8h às 17h50 - Para mais informações CLIQUE AQUI

92ª Turma - Aulas semanais. Quintas-feiras, das 16h30 às 20h50. - Para mais informações CLIQUE AQUI.

Aperfeiçoamento - Aulas semanais nas segundas-feiras, das 19h às 21h30 - Para mais informações CLIQUE AQUI.

 

CLÍNICA:

Oferecemos atendimento clínico na abordagem da terapia sistêmica para indivíduos, casais e famílias na clínica do CEFI (Sacefi).

CRP 07/32114