Terapia Cognitivo-Comportamental

CEFI Cog

 

 

O CEFI oferece o Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental desde 2011, em diferentes regiões do Brasil, e com um Corpo Docente composto por profissionais altamente qualificados com mestrado ou doutorado e com muita experiência clínica.  

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi desenvolvida na década de 60, pelo psiquiatra norte americano Aaron Beck. Entre as características da TCC encontram-se o fato de ser uma terapia breve, estruturada e voltada para o presente. O pressuposto inicial é o fato das cognições influenciarem os sentimentos e comportamentos. Baseada no exame das cognições e sua reestruturação através de várias técnicas quando forem disfuncionais. Ressalta-se que esta é uma teoria em evolução, vários conceitos foram posteriormente integrados ao modelo inicial desenvolvido por Beck. Desde o seu início houve um comprometimento com a busca de evidências sobre a eficácia, o que levou a um grande número de pesquisas e indicações bem estabelecidas como tratamento de primeira linha (isoladamente ou em tratamento combinado com psicofármacos) para vários quadros clínicos, por exemplo, transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e bipolares, transtornos alimentares, relacionados ao trauma e a estressores, transtornos por uso de substâncias, relacionados ao transtorno obsessivo compulsivo, transtornos psicóticos, transtornos da personalidade. Além dos quadros clínicos citados este curso aborda o uso da TCC na abordagem de casais e famílias, na infância e adolescência, disfunções sexuais, no quadro de dor crônica, transtornos de controle de impulso e tcc com grupos. Conforme mencionado anteriormente, a evolução da teoria incorporou novos conceitos, alguns dos quais também são contemplados neste curso, como a Terapia do Esquema, módulos de Terapia de Aceitação e Compromisso e de Terapia Comportamental Dialética e Mindfulness. A TCC é um modelo de conceitualização e tratamento de muita valia para os profissionais que fazem atendimento clínico/psicoterápico.

Membros

Francine Guimarães Gonçalves CRP 07/20757
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Psiquiatria pela UFRGS. Vice-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Coordenadora do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e do Núcleo COG - Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI. Atua como psicóloga clínica e supervisora em consultório particular através da abordagem cognitivo-comportamental.

Patrícia Pasquali Godoy  CRP 07/21234
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva e NYC Institute of Schema Therapy. Mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do Núcleo COG - Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI. Atua como psicóloga clínica cognitivo-comportamental em consultório particular e como coordenadora da Oficina de Treinamento em Habilidades Sociais do CEFI.

Marina Pante CRP 07/21347
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, com treinamento em Terapia Cognitiva no Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Pennsylvania, USA). Mestre em Cognição Humana (PUCRS) e Doutora em Psicologia (UFRGS), integrando o Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC). Associada à Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Membro do Núcleo COG - Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI. Professora do Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), também atua como professora convidada dos cursos de especialização e formação do Cognitivo e do CEFI, e como psicóloga clínica e supervisora em consultório particular através da abordagem cognitivo-comportamental.

Tamires Dartora CRP 07/23893
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestranda em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Integrada em Saúde Mental da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CEFI. Formação em andamento em Terapia do Esquema – Wainer Psicologia. Membro do Núcleo COG - Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI. Atua como psicóloga clínica em consultório particular através da abordagem cognitivo-comportamental.

Gabriela Capitão de Melo CRP 07/24230
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Integrada em Saúde Mental da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Formação em Psicologia Forense pela Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CEFI. Membro do Núcleo COG - Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI. Atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul e também como psicóloga clínica em Porto Alegre com enfoque na abordagem cognitivo-comportamental.