Faculdade do Cefi

Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cuidados Paliativos

Diante de doenças ameaçadoras à vida, sejam elas agudas ou crônicas, com ou sem possibilidade de reversão ou tratamentos curativos, se faz necessário um olhar cuidadoso, amplo e complexo em que haja interesse pela totalidade da vida do paciente com respeito ao seu sofrimento e de seus familiares.
Esse tipo de cuidado foi nomeado como Cuidados Paliativos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990, sendo revisto e ampliado em 2002 e deve ser promovido por uma equipe multidisciplinar que tem por objetivo a promoção da qualidade de vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
Todos os pacientes que são portadores de doenças graves, que ameacem a continuidade da vida, que apresentem sintomas de sofrimento e independem de ser ou não curável, se beneficiam do atendimento de uma equipe de cuidados paliativos: desde o diagnóstico da doença, passando por todos os tratamentos que busquem a cura ou controle da doença, bem como os cuidados intensamente necessários na finitude humana.

Entende-se que os Cuidados Paliativos são parte integrante dos demais cuidados ofertados aos pacientes e devem ser iniciados paralelamente aos cuidados que buscam a cura ou o controle da doença, desde a admissão em doentes hospitalizados ou a partir do diagnóstico em doentes ambulatoriais. Essa abordagem integrada está associada a melhor qualidade de vida, maior controle dos sintomas e menor desperdício de recursos em saúde.

Para uma adequada prática de cuidados paliativos são necessários conhecimentos e compreensão de alguns princípios norteadores, como:

1) iniciar o mais precocemente possível o acompanhamento em cuidados paliativos junto a tratamentos modificadores de doença;
2) incluir toda a investigação necessária para compreender qual o melhor tratamento e manejo dos sintomas apresentados;
3) reafirmar a vida e sua importância, compreendendo a morte como um processo natural sem antecipar nem postergá-la;
4) promover avaliação, reavaliação e alívio impecável da dor e de outros sintomas geradores de desconforto;
5) perceber o indivíduo em toda a sua completude, incluindo aspectos psicossociais, emocionais, espirituais e familiares do paciente e de sua família, respeitando seus valores e crenças (MATSUMOTO, 2009).
O foco no cuidar inclui reconhecer e responder às necessidades do paciente e dos familiares através de uma visão ampla e transdisciplinar. Desta forma, a Especialização Multiprofissional em Cuidados Paliativos busca embasar o aluno teoricamente e tecnicamente para pensar, compreender e realizar os Cuidados Paliativos de forma ética e eficaz.

Objetivo

Objetivo Geral:

 

    • Compreender os princípios fundamentais e técnicas aplicadas nos Cuidados Paliativos

 

Objetivos específicos: Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a:

 

    • Aplicar de forma eficaz técnicas e intervenções para alívio de sintomas e sofrimento integral.
    • Aplicar estratégias de comunicação essenciais para a assistência em cuidados paliativos.
    • Analisar e identificar as necessidades específicas do paciente e seus familiares/cuidadores e, a partir de então, aplicar as técnicas para o cuidado efetivo.
    • Identificar aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais causadores de sofrimento.
    • Desenvolver habilidades de trabalho interdisiciplinar.

Metodologia

A metodologia do curso envolve aulas expositivas, discussões em pequenos grupos em sala de aula, atividades de treinamento e role-playing, além de seminários, atividades escritas e práticas.

Diferenciais

  • É um curso fundamental para quem quer desenvolver um olhar integral sobre o sujeito que possui uma doença ameaçadora da vida, podendo atuar diretamente no alívio da dor e de demais sofrimentos, priorizando por um cuidado ampliado em saúde, inserido em uma equipe interdisciplinar.
  • Inclusão de estudantes da graduação que possuem interesse nesta área, porém, possuem pouco contato na universidade.
  • Curso com professores renomados, que atuam diretamente e realizam pesquisas em Cuidados Paliativos.
Quero me Inscrever!
Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cuidados Paliativos
Quero me Inscrever!
  • Público alvo:

    Estudantes e profissionais da saúde, como Enfermagem, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, entre outras.

  • Carga horária total

    180 horas (30 encontros de 6h/a)

  • Período

    Março de 2024 a Julho de 2025 (férias em julho de 2024 e em fevereiro de 2025)
    Quinzenal no Sábado, das 08h - 13h30

  • Local

    Modalidade online

Investimento

  • Taxa de 198,00

    Valor das parcelas a consultar