Qualificando Relações

Férias em família: Perigo à vista

  • Qua, 10 de Fevereiro de 2016

    Momentos em família podem ser muito agradáveis, porém, também podem potencializar conflitos e virar uma panela de pressão. As férias podem ser um destes momentos. Os familiares ficam mais tempo juntos, fazendo as mesmas atividades, o que pode não ser um costume. Além de tudo, tendo que conciliar os diferentes interesses e gostos individuais, o que muitas vezes não é parte da rotina.

    Por mais que a intenção seja uma aproximação, dificuldades na comunicação, conflitos de gerações, segredos ou outros problemas familiares podem se manifestar mais facilmente nestes momentos, com muito tempo livre, tornando o ambiente mais fértil para brigas e ressentimentos. Não é incomum nestas oportunidades que as pessoas descubram que já não se reconhecem mais nas relações, principalmente casais, cuja incidência de separação pós viagem de férias é bastante significativa.

    As relações precisam de cuidados no dia a dia e não em momentos específicos ou quando estão desgastados. É muito importante que antes de planejar uma viagem de férias em família, se avalie se a intenção é reparar algo no relacionamento familiar ou mascarar algum conflito, pois se for isto, o risco do tiro sair pela culatra é bem alto.

    Dicas:
    1- negociar antes das férias alguns possíveis pontos de discórdia preventivamente;
    2- tentar criar espaços de convívio familiar de forma sistemática como uma rotina, mesmo que seja a cada quinze dias;
    3- não criar altas expectativas nas férias como solução mágica para problemas nas relações.