Qualificando Relações

DIA DA CRIANÇA É TODOS OS DIAS!

  • Sex, 13 de Outubro de 2017

    A infância é uma das fases do desenvolvimento mais rica da vida do ser humano. Ser criança é ter curiosidade e a cada dia se encantar com o novo. É ser espontânea e trazer indagações e novos jeitos de enxergar as coisas simples da vida. As formas de brincar mudaram no decorrer dos anos, mas o brincar continua sendo uma das atividades principais de qualquer criança. É através da brincadeira que ela vai aprender a socializar, a tolerar frustrações, a compartilhar suas ideias, a ingressar no mundo da imaginação e a lidar com seus sentimentos.

    Crianças são sábias... nos ensinam todos os dias a olhar para a vida de uma forma menos julgadora e mais generosa. Basta acompanhá-las no seu mundo infantil, estando abertos para as diversas experiências que elas passam e proporcionam aos que estão ao seu redor.
    E o que precisa uma criança? De amor, de respeito às suas necessidades e de relações que lhe possibilitem ver o mundo de uma forma positiva, repleta de desafios e possibilidades. Uma criança aprende a amar sendo amada e aprenderá a se colocar no lugar dos outros ao ter relações empáticas com ela, que demostrem aceitação de suas vulnerabilidades e valorização de seus potenciais. A importância de desenvolver afetos saudáveis com os pais ou cuidadores e ser validada nos seus sentimentos fará dessa criança um adulto mais seguro e confiante.
    Para os pais, permitam-se ver o mundo como uma criança. O melhor presente que se pode dar a um filho é a presença amorosa de pais que nem sempre são super-heróis, mas, sim, são pessoas que aprendem a ser melhores pais e mães a cada dia e a cada nova vivência. Cuidem de seus filhos com afeto, estimulem sua autonomia e aprendizado. Eles possuem sonhos próprios e que devem ser respeitados. Eles não precisam ser cópias de vocês ou do que vocês acreditam que deveriam ser. Cada criança é única e aí reside o seu grande valor e aprendizado. Cuidem de si próprios para serem pessoas em constante evolução e crescimento e não esqueçam que os filhos seguem os seus passos e os seus exemplos.
    Dia da criança é todos os dias, mas merece ser celebrado para lembrar que um dia todos nós fomos crianças e da importância de cuidar dos nossos pequenos para termos um futuro com relações mais empáticas e humanizadas.

    Texto: Maria Isabel Wendling - Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Terapeuta Individual, Casal e Família (CEFI), Professora Colaboradora do Cefi e Professora do Curso de Psicologia da PUCRS.