Qualificando Relações

Conheça o Grupo de Treinamento de Habilidades (DBT) para adultos

  • Qui, 12 de Maio de 2016

    O Treinamento para Adultos da Terapia Comportamental Dialética ensina a regular as próprias emoções e melhorar a capacidade de resolver problemas no dia a dia. Com isso, melhora o vínculo com as pessoas que são importantes na vida.

    É destinado especialmente para pessoas que tem Desregulação Emocional, apresentando três características em comum: alta sensibilidade a emoções intensas e um lento retorno ao estado de calma, associados a uma dificuldade em modular as emoções e responder a elas de uma forma efetiva ao contexto. Para estas pessoas, é muito difícil tolerar aquilo que sentem e escolher como reagir. Isso decorre de predisposições biológicas combinadas a experiências de vida traumáticas, vivenciadas em um ambiente que não soube validar as respostas emocionais da pessoa, tampouco ensinar-lhe formas efetivas de lidar com emoções e com problemas do dia a dia.

    A falta de habilidades para lidar com emoções faz com que pessoas com Desregulação Emocional tenham comportamentos extremos de impulsividade ou passividade, os quais aliviam um pouco o sofrimento sentido, mas trazem consequências não desejadas - geralmente o afastamento de pessoas queridas, e, às vezes, riscos à própria vida.

    A proposta do Treinamento de Habilidades é ampliar o repertório comportamental através de um curso teórico e vivencial que planeja trabalhar quatro habilidades:

    1) Consciência Plena - aprender a estar consciente de sua vida no momento presente, aumentar o auto conhecimento, reduzir o estresse.

    2) Efetividade Interpessoal- aprender a dizer SIM, a dizer NÃO, manter sua posição e negociar para atingir o que deseja, observando a auto-respeito e o respeito nas relações.

    3) Regulação Emocional- identificar, compreender e descrever as emoções. Diminuir a frequência das emoções não desejadas, diminuir a vulnerabilidade emocional e o sofrimento, trabalhar a tolerância ao mal estar.

    4) Aceitação Radical -quando acontece na vida situações que não temos como modificar o que nos resta é "não piorar as coisas". Aprender habilidades que auxiliem diminuir a luta interna e aumentem a efetividade, paz interior e satisfação pessoal.