Qualificando Relações

A equipe do CORA - núcleo de luto do CEFI - está engajada na Campanha do Setembro Amarelo

  • Sex, 02 de Setembro de 2016

    Setembro é o mês de Prevenção ao Suicídio, que é um tema delicado e complexo. Hoje sabemos que o suicídio é uma questão muito séria de saúde pública e muito longe de ser solucionada com atitudes lineares e simplistas. As causas deste ato são multifatoriais e podemos identificar fatores de risco e fatores de proteção que podem auxiliar na compreensão da dinâmica do suicídio e nas intervenções possíveis e apropriadas.

     

    É fundamental que os profissionais da área da saúde tenham conhecimento e preparo para identificar estes fatores para prevenir e tratar pessoas com risco suicida. Também se identificam mitos em torno deste tema, que podem dificultar a busca adequada de ajuda, como por exemplo: "quem muito ameaça não faz" ou "sempre dão indícios". Nenhuma coisa nem outra, cada caso é um só e muitas vezes familiares e amigos são surpreendidos com este drama e precisam conviver com sentimentos misturados de dor, raiva e culpa. Sim, pois o processo de luto decorrente de um suicídio de uma pessoa importante geram emoções intensamente confusas e ambivalentes, e passíveis de levar a um luto complicado. E na maioria dos casos, a pessoa antes de tirar sua vida procura algum tipo de ajuda ou se coloca em situações de risco.

     

    Estima-se, ainda, que para ato concretizado, se tem 8 a 10 tentativas sem sucesso. Temos muito para fazer na prevenção e tratamento do suicídio. Esta campanha do Setembro Amarelo é uma das importantes ações para conscientizar a população sobre este grave problema, que atinge direta ou indiretamente todos nós, lembrar que pequenas e grandes ações são necessárias para descontinuar o crescente aumento de suicídios. Vamos fazer nossa parte! Mais informações sobre o CORA no site www.cefipoa.com.br