Qualificando Relações

07/04 - Dia Mundial da Saúde destaca a Depressão

  • Sex, 07 de Abril de 2017

    A Organização Mundial da Saúde escolheu a Depressão como tema do Dia Mundial da Saúde comemorado neste dia sete de abril. O enfoque da campanha é "Vamos Conversar".
    Carla Bicca - professora do CEFI, psiquiatra, terapeuta cognitiva e diretora da Villa Janus - explica sobre a doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

    O transtorno depressivo apresenta uma incidência de 12 a 20% da população geral ao longo da vida. É uma das causas de maior incapacidade e morbidade em adultos e adolescentes. É a doença mais prevalente entre os transtornos psiquiátricos. A relação das mulheres serem mais deprimidas que os homens é de 2:1, respectivamente. No entanto, há estudos questionando essa relação e avaliando a probabilidade dos homens relatarem menos esses sintomas quando questionados, sendo sub diagnosticados. A depressão é caracterizada pela presença de um humor deprimido na maioria dos dias e quase todos os dias. A pessoa sente-se mais triste, sem esperança, vazia e normalmente outras pessoas percebem antes mesmo da própria pessoa. O humor pode estar irritável, uma manifestação da depressão comum em crianças e adolescentes. São as pessoas de pavio curto, por exemplo. O prazer e o interesse pelas pessoas e atividades do dia-a-dia também está diminuído na maioria dos dias.

    O peso pode estar acima ou abaixo, mas chama atenção pela alteração no apetite.o sono pode estar alterado, apresentar insônia ou sono demais, a hipersônia. A pessoa pode ter a sensação de inquietude ou de lentificação. Relatar perda de energia, cansaço e fadiga, além de sentimento de inutilidade, inadequação ou culpabilidade. A capacidade de concentração, pensamento e tomada de decisões está comprometida. Podem surgir pensamentos de Morte, ideação suicida ou tentativas de suicídio. Os sintomas descritos acima normalmente são acompanhados de intenso sofrimento. A depressão pode ser leve (2 sintomas) moderada (3 sintomas), moderada a grave (4 ou 5 sintomas) e grave (4 a 5) sintomas com agitação motora), dependendo da presença e da intensidade dos sintomas descritos acima e do reflexo destes sintomas na vida afetiva social e laboral da pessoa. A depressão é uma doença que afeta a pessoa, sua família, seu meio e toda sociedade. O diagnóstico precoce salva vidas!