Qualificando Relações

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO OU APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS OU DE TERCEIRA GERAÇÃO
Rio de Janeiro

6a turma

Certificado pelo MEC

ERTIFICAÇÃO FORNECIDA POR CEFI (CENTRO DE ESTUDOS DA FAMÍLIA E DO INDIVÍDUO); CIPCO (CENTRO INTEGRAL DE PSICOTERAPIAS CONTEXTUALES – Córdoba, Argentina).
Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento em Terapias Comportamentais Contextuais ou de Terceira Geração.
Nos últimos anos, as denominadas Terapias Contextuais ou de Terceira Geração ou Terceira Onda estão obtendo, cada vez mais, maior importância dentro dos enfoques Cognitivos Comportamentais. Esta terceira geração de terapias de conduta se centra na análise funcional da conduta clínica. A proposta é a aceitação e a reconstrução do horizonte da vida do paciente a partir da aceitação do sofrimento e a busca de valores relativos à axiologia do mesmo. As terapias de terceira onda enfatizam a importância do contexto e as relações funcionais dos eventos psicológicos, assim como também a utilização de estratégias de mudança contextual e experiencial. Desde esta perspectiva, se considera a flexibilidade como critério de saúde mental e se utiliza a relação terapêutica como ferramenta principal de mudança terapêutica. No presente curso, se brindará aos alunos os fundamentos conceituais e epistemológicos, bem como modalidades de trabalho em sessão dos diferentes enfoques inclusos dentro desta terceira geração de psicoterapias CBT.

Docentes Internacionais
Dr. Fabián O. Olaz (Córdoba, Argentina) 
Doutor em Psicologia. Realizando seus estudos de pós-doutorado na UNiversidade de Almería, Espanha, sob direção de Carmen Luciano, Phd. Professor Adjunto de Clínica Psicológica e Psicoterapias, Investigador e Diretor do Laboratório de Comportamento Interpessoal na Faculdade de Psicologia da Universidad Nacional de Córdoba. Membro da ACBS, e representante na Argentina da Asociación Psicológica Iberoamericana de Clínica y de la Salud. Affiliated Scientist do Center for the Science of Social Connection – University of Washington Department of Psychology. Psicoterapeuta ACT e FAP, é um treinador muito conhecido na Argentina, Peru,Brasil e outors países. No âmbito clínico trabalha especialmente como terapeuta, supervisor e diretor clínico do Centro Integral de Psicoterapias Contextuales em Córdoba, Argentina. É um dos autores de “The Essential Guide to the ACT Matrix: A Step-by-Step Approach to Using the ACT Matrix Model in Clinical Practice” (Polk, K. L., Schoendorff, B., Webster, M. & Olaz, F. O. ,2015) e autor de outros sete livros, dezesseis capítulos de livros e vinte e cinco artigos sobre avaliação psicológica e treinamento em habilidades sociais.

Docentes Nacionais e Internacionais 
Lic. Adrian Fantini (Córdoba, Argentina) 

Dr. Fabián O. Olaz (Córdoba, Argentina)
Lic. Guillermo Ponce Japaze (Córdoba, Argentina)
Dr. Michel Reyes (Mexico)
Lic. Victor Fabris (Buenos Aires, Argentina)
Alessandra Villas Boas (SP) 
Me. Jonatas Passos (RS) 
Me. Karen Vogel (SP) 
Dnda Mara Lins (RS) 
Me. Michaele Saban (SP) 
Me. Priscila Moura (SP) 
Dra. Roberta Kovac
Dr. Wilson Melo (RS)

CERTIFICAÇÃO:

CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (Porto Alegre, Brasil)
CIPCO - Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (Cordoba, Argentina)
APICSA – Associación Psicologica Iberoamericana de Clinica y Saúde (España)

  • Público Alvo:
  • Psicoterapeutas, Psicólogos e Médicos Psiquiatras

Objetivo

• Que os alunos obtenham formação conceitual relacionada aos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, das denominadas Terapias de Terceira Geração.
• Que os alunos adquiriram uma visão crítica das Terapias em relação a outros enfoques de Terapia Cognitiva e a outras escolas de Psicologia
• Que os alunos conheçam e treinem estratégias de intervenção específicas
• Que os participantes adquiram formação para a conceitualização de casos a partir de um enfoque contextual
• Que os alunos adquiram conhecimentos atualizados acerca da investigação básica e aplicada que sustentam estes modelos de terapia.
• Que os participantes adquiram e aprimorem habilidades de implicância para o trabalho clínico e terapêutico a partir destes modelos


Coordenação

Diretores do Curso
Dr. Fabián O. Olaz (CIPCO, Córdoba, Argentina)
Doutor em Psicologia pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Professor Adjunto da disciplina de graduação Clinica Psicológica, Membro do Comitê acadêmico da carreira de Doutor em Psicologia (Universidade Nacional de Córdoba) e Diretor do Laboratorio de Comportamiento Interpersonal (Facultad de Psicologia - Universidad Nacional de Córdoba/Argentina). Psicoterapeuta ACT e FAP com especialidade no modelo Matrix. Tem mas do 300 horas de treinamento e supervisão no modelo ACT e FAP com representantes dos modelos (Steve Hayes, MavisTsai, Bob Kohlenberg, Kelly Wilson, Robin Walser, Kirk Stroshal, Benjamin Schoendorff, VijayShankar e outros). Tem participado no Intensive Intership in the Medical Center of the Department of Veterans Affairs. PTSD Intensive Outpatient Training Program, em Augusta (Maine), junto aos Doutores Jerold Hambright e Kevin Polk, com quem mantém reuniões de trabalho e discussão. Organizador de workshops internacionais de Terapia de Aceitação e Compromisso em Argentina e Brasil. Organizador do primeiro Workshop de ACT brindado por Steve Hayes e Jaqueline Pistorello em Brasil e do outros importantes representantes do modelo. Trainer do Contextual Psychology Institute, dirigido por Benjamin Schoendorff. Supervisor e diretor clínico do Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (Córdoba). Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e da American Psychological Association (APA). Representante na Argentina da Associação Psicológica Ibero-americana de Clínica y Saúde (APICSA). É um ministrante reconhecido na Argentina e no Brasil onde mais de 1.000 participantes assistiram seus cursos e workshops na área de Terapias de Terceira Geração. Escreveu e publicou dezenas de trabalhos sobre ACT e Terapia Cognitiva e Comportamental, e atualmente esta preparando um livro em coautoria com Kevin Polk, Benjamin Schoendorff e Mark Webster sobre o Modelo Matrix que sera publicado em 2015 por New Harbinger Publications, Inc.
Benjamin Schoendorff PhD (Canadá)
Reconhecido e certificado internacionalmente nos modelos da ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e FAP (Psicoterapia Analítica Funcional), autor e coautor de diversas publicações, conduziu ou co-conduziu cerca de uma centena de workshops em mais de doze países, e já treinou inúmeros profissionais em diversos contextos: universidades, hospitais, centros de pesquisa e institutos privados. É conhecido por seu estilo acolhedor e autentico, e por sua habilidade em tornar conceitos complexos facilmente acessíveis aos grupos. Seu estilo de ensinar combina didática, clínica e experiência, associados a muita generosidade e humor. Seus workshops são conduzidos para permitir aos participantes adotar e praticar novas habilidades facilmente aplicáveis na clinica, incentivando-os a sair de sua zona de conforto e buscar uma melhor forma de servir a seus clientes
Coordenação Administrativa:
Me. Adriana Zilberman (CEFI, Porto Alegre)
Me. Mara Lins (CEFI, Porto Alegre)


Público Alvo

Psicoterapeutas, Psicólogos e Médicos Psiquiatras


Metodologia

Da Formação Teórica
A condução das aulas teóricas estará a cargo de umaequipe docente de primeiro nível integrado por professionais de Córdoba e Buenos Aires, com experiência no trabalho com estes modelos. As aulas contarão com apoio de métodos audiovisuais, guias de trabalho para o estudo autónomo, busca de informação complementar através de recursos da informática e aulas teórico-práticas com participação dos estudantes na exposição de temas. Se prevê o trabalho com casos clínicos e resolução de problemas, role playing e outros recursos vivenciais. Os alunos contarão com uma Aula Virtual,em que se incluirá material específico às temáticas desenvolvidas e acesso ao material utilizado nas aulas.

Da Formação Prática
Os alunos participarão em diferentes atividades que incluem práticas em roleplaying, trabalhos com casos clínicos escritos, e cursos vivenciais onde se trabalharão competências básicas e prática clínica com pacientes.

Estratégias Didáticas
Serão implementadas as seguintes estratégias didáticas:
• Exposição teórica a cargo dos docentes com apoio de métodos audiovisuais
• Guias de trabalho para o estúdo autónomo
• Busca de informação complementar através de meios da informática
• Aulas teórico-práticas comparticipação dos estudantes na exposição de temas
• Participação em atividades vivenciais.
• Acesso a uma Aula Virtual.

Sistema de Avaliação (Somente para Especialização)
Durante o ano, o aluno realiza diferentes atividades a partir das quais se realiza uma avaliação do processo. Ao finalizar o curso, o aluno deve realizar uma prova de múltipla escolha integradora com 30 questões.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO OU APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS OU DE TERCEIRA GERAÇÃO
  • Investimento
  • Especialização: Taxa de Matrícula de 250,00 e 22 parcelas mensais (consultar).
  • Aperfeiçoamento: Taxa de Matrícula de 250,00 e 22 parcelas mensais (consultar)
    • Carga Horária Total
    • Carga horária total Especialização: 460 horas/aula Carga horária total Aperfeiçoamento: 304 horas/aula
    • Início
    • maio/2018 Mensal.
    • Aulas ocorrem em um final de semana por mês
    • Local
    • Rio de Janeiro / RJ
Inscreva-se