Qualificando Relações

Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC - Cuiabá
17ª Turma

CURSO COM RECONHECIMENTO DO MEC

A Terapia Cognitivo-Comportamental foi desenvolvida na década de 60, por Aaron Beck e tem entre seus pressupostos o fato do pensamento influenciar o que sentimos e como nos comportamos, desta forma o enfoque principal é na correção das distorções cognitivas.
Desde o seu início houve um comprometimento com a busca de evidências sobre a eficácia, o que levou a um grande número de pesquisas e indicações bem estabelecidas como tratamento de primeira linha (isoladamente ou em combinado com psicofármacos) para vários quadros clínicos , entre outros, de Transtornos do Humor, de Ansiedade – Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Estresse Pós-Traumático, de Personalidade, Alimentares, TDAH, Dependência Química, Transtornos Psicóticos, atendimento de casal e família.
É um modelo de conceitualização e tratamento de muita valia para os profissionais que fazem atendimento clínico/psicoterápico.

AULA INAUGURAL: 03 e 04 de maio de 2019

Carmem Beatriz Neufeld é pós-doutora em psicologia pela UFRJ e doutora em psicologia e mestre em psicologia social e da personalidade pela PUCRS. Ela é professora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da USP e vice-presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO).

  • Público Alvo:
  • Psicólogos(as) e Psiquiatras (Vagas Limitadas)

Corpo Docente

Analise de Souza Vivan http://lattes.cnpq.br/4128506563636135
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atua como psicóloga clínica e é professora em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), do Instituto de Psicologia Cognitiva Comportamental de Franca (IPCC) e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro).

Carla Hervê Moram Bicca http://lattes.cnpq.br/2165283582659594
Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade do Rio Grande do Sul (1992), Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro (1994) e especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto Beck/Filadélfia (1998). É mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem treinamento especializado em Serviço de Dependências Químicas na Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus (1997), pela Associação de Incentivo à Pesquisa em Álcool e Drogas (FIPAD). No biênio 2007/2008, fez especialização em álcool e drogas pela UNIFESP/FIPAD/HMD. No período em que esteve no Hospital Mãe de Deus, foi convidada para ser supervisora para álcool e drogas na Residência em Psiquiatria do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e, após, passou a supervisionar também, na mesma Residência, a disciplina e o ambulatório de Terapia Cognitivo-Comportamental. Concomitante, passou a supervisionar casos de álcool e drogas na Residência em Psiquiatria do Hospital de Clínicas no Centro de Estudos Luís Guedes (CELG), onde permaneceu por 8 anos. Foi professora do curso de especialização em Terapia Cognitiva da UNISINOS e do curso de extensão em Terapia Cognitiva do CELG/UFRGS. Foi coordenadora e fez o planejamento da atenção para álcool e drogas, aprovado pelo Sr. Prefeito José Fogaça e Conselho Municipal de Saúde, para o município de Porto Alegre (2005 a 2007). Foi coordenadora do programa Redução de Danos/Porto Alegre (2005 a 2007). Atualmente, atua no HMIPV com o ambulatório de Terapia Cognitiva e é membro da Associação Brasileira de Estudos em Álcool e Drogas (ABEAD). Tem experiência em consultório particular de psiquiatria desde 1993, e trabalha nessa área até os dias atuais. É psiquiatra na Villa Janus, um serviço de tratamento especializado para dependência química e outros comportamentos aditivos. Também é supervisora clínica de estagiários no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE), na abordagem Cognitivo-Comportamental.

Fernando Elias Machado José http://lattes.cnpq.br/2165283582659594 
Psicólogo clínico (CRP/RS 07/7040). Mestre em Psicologia Clinica - Área de concentração Cognição Humana - PUCRS. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Diagnóstico Psicológico. Consultor organizacional na área de treinamento. Experiência na área da Psicologia Cognitivo-Comportamental com preparação para provas, vestibulares e concursos. Professor do Programa de Pós Graduação da UNESC, Professor e Supervisor do Instituto WP - IWP, Professor Convidado do CEFI - Centro de Estudos da Família e do Individuo. Terapeuta certificado pela FBTC. Autor dos livros Superando Desafios - como se preparar para provas, vestibulares e concursos (2008), Concursos Faça Sem Medo - entenda, domine e supere os desafios (2011) e Estresse e Desempenho em Concursos Públicos (2014).

Leandro da Fonte Feix http://lattes.cnpq.br/6813701397268322
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. É mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atua como psicólogo clínico em Consultório Particular e como Coordenador e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista, IPA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: falsas memórias, memória, psicologia forense, entrevista cognitiva e psicoterapia cognitivo-comportamental.

Maria Augusta Mansur de Souza http://lattes.cnpq.br/2143233540902840 
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo-Comportamental pela WP (2007). Mestre em Psiquiatria pela UFRGS (2011). Professora e Supervisora de diversos cursos no Brasil de Pós-graduação na abordagem Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora e terapeuta da abordagem Cognitivo-Comportamental. Terapeuta Cognitivo-Comportamental de Crianças, Adolescentes e Adultos.

Maria da Graça Tanori de Castro http://lattes.cnpq.br/6269180402893974
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas; Residência em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva pelo CELG (Centro de Estudos Luis Guedes(2001). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Certified Schema Therapist - International Society of Schema Therapy (ISST). Curso de formação em Terapia do Esquema - Neapc (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas) Professora e coordenadora técnica da especialização em terapia cognitivo comportamental do CEFI Cuiabá e Porto Alegre(Centro de Estudos da Família e do Indivíduo).Trabalha em consultório particular


Informações

Fones: (65) 99910 9911 (whatsApp)
ceficuiaba@cefipoa.com.br


Coordenação

COORDENAÇÃO TÉCNICA: Fernando Elias José - Psicólogo clínico (CRP/RS 07/7040). Mestre em Psicologia Clinica - Área de concentração Cognição Humana - PUCRS. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Diagnóstico Psicológico. Consultor organizacional na área de treinamento. Experiência na área da Psicologia Cognitivo-Comportamental com preparação para provas, vestibulares e concursos. Professor do Programa de Pós Graduação da UNESC, Professor Convidado do CEFI - Centro de Estudos da Família e do Individuo. Terapeuta certificado pela FBTC. Autor dos livros Superando Desafios - como se preparar para provas, vestibulares e concursos (2008), Concursos Faça Sem Medo - entenda, domine e supere os desafios (2011) e Estresse e Desempenho em Concursos Públicos (2014).


Conteúdo Programático

Histórico, Princípios Fundamentais
Técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental
Avaliação clínica
DSM-5 na prática clínica
TCC nos Transtornos Depressivos e Bipolares
Conceitualização de casos clínicos
TCC na Fobia Específica e na Ansiedade Social
TCC no Pânico e no TOC
TCC no TEPT e no TAG
TCC na Infância e adolescência
TCC nos Transtornos por uso de substâncias
Psicofarmacologia,Tratamento Combinado e Neuropsiquiatria
TCC no Transtorno de controle do impulso
Transtornos relacionados ao TOC
TCC no TDAH
TCC na Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos
Transtornos de Personalidade do Modelo de Beck
TCC nos Transtornos Alimentares/ Obesidade
TCC com casais e famílias
Dor crônica / Mindfulness
Terapia de Aceitação e Compromisso
Terapia do Esquema
TCC com grupos
Metodologia Científica (Elaboração de Artigo)


Objetivo

Promover a aprendizagem de aspectos conceituais do Modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental, bem como de técnicas de intervenção nos Transtornos Mentais mais comumente vistos na clínica.

Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC - Cuiabá
  • Investimento
  • Taxa de Inscrição de R$ 300,00 até dia 30 de novembro e após esta data R$ 360,00 e 25 Parcelas mensais (valor sob consulta).
  • 23 parcelas mensais (consultar valor). Consulte condições para pagamento à vista.
    • Carga Horária Total
    • 460 horas / aula
    • Início
    • 03 e 04 Maio 2019
    • Aulas Mensais em finais de semana. HORÁRIO: Sexta das 17h30 às 21h40. Sábado das 8h às 12h10 e das 13h30 às 18h30
    • Local
    • Cuiabá - MT
Inscreva-se