Qualificando Relações

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Porto Alegre Turma XIV

Reconhecido pelo MEC Porto Alegre

CURSO COM CERTIFICAÇÃO DO MEC

O CEFI oferece o Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental desde 2011 e já está na sua 12a turma, ocorrendo em diferentes regiões do Brasil e com um Corpo Docente composto por profissionais altamente qualificados com mestrado ou doutorado e com muita experiência clínica.  

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi desenvolvida na década de 60, pelo psiquiatra norte americano Aaron Beck. Entre as características da TCC encontram-se o fato de ser uma terapia breve, estruturada e voltada para o presente. O pressuposto inicial é o fato das cognições influenciarem os sentimentos e comportamentos. Baseada no exame das cognições e sua reestruturação através de várias técnicas quando forem disfuncionais. Ressalta-se que esta é uma teoria em evolução, vários conceitos foram posteriormente integrados ao modelo inicial desenvolvido por Beck. Desde o seu início houve um comprometimento com a busca de evidências sobre a eficácia, o que levou a um grande número de pesquisas e indicações bem estabelecidas como tratamento de primeira linha (isoladamente ou em tratamento combinado com psicofármacos) para vários quadros clínicos, por exemplo, transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e bipolares, transtornos alimentares, relacionados ao trauma e a estressores, transtornos por uso de substâncias, relacionados ao transtorno obsessivo compulsivo, transtornos psicóticos, transtornos da personalidade. Além dos quadros clínicos citados este curso aborda o uso da TCC na abordagem de casais e famílias, na infância e adolescência, disfunções sexuais, no quadro de dor crônica, transtornos de controle de impulso e tcc com grupos. Conforme mencionado anteriormente, a evolução da teoria incorporou novos conceitos, alguns dos quais também são contemplados neste curso, como a Terapia do Esquema, módulos de Terapia de Aceitação e Compromisso e de Terapia Comportamental Dialética e Mindfulness. A TCC é um modelo de conceitualização e tratamento de muita valia para os profissionais que fazem atendimento clínico/psicoterápico.

Coordenadora Administrativa do Curso: Me. Adriana Zilberman

AULA INAUGURAL: 

Carmem Beatriz Neufeld é pós-doutora em psicologia pela UFRJ e doutora em psicologia e mestre em psicologia social e da personalidade pela PUCRS. Ela é professora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da USP e vice-presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO).

  • Público Alvo:
  • Psicólogos(as) e Psiquiatras (Vagas Limitadas)

Corpo Docente

Analise de Souza Vivan

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atua como psicóloga clínica e é professora em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), do Instituto de Psicologia Cognitiva Comportamental de Franca (IPCC) e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro).

Carla Bicca

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade do Rio Grande do Sul (1992), Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro (1994) e especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto Beck/Filadélfia (1998). É mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem treinamento especializado em Serviço de Dependências Químicas na Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus (1997), pela Associação de Incentivo à Pesquisa em Álcool e Drogas (FIPAD). No biênio 2007/2008, fez especialização em álcool e drogas pela UNIFESP/FIPAD/HMD. No período em que esteve no Hospital Mãe de Deus, foi convidada para ser supervisora para álcool e drogas na Residência em Psiquiatria do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e, após, passou a supervisionar também, na mesma Residência, a disciplina e o ambulatório de Terapia Cognitivo-Comportamental. Concomitante, passou a supervisionar casos de álcool e drogas na Residência em Psiquiatria do Hospital de Clínicas no Centro de Estudos Luís Guedes (CELG), onde permaneceu por 8 anos. Foi professora do curso de especialização em Terapia Cognitiva da UNISINOS e do curso de extensão em Terapia Cognitiva do CELG/UFRGS. Foi coordenadora e fez o planejamento da atenção para álcool e drogas, aprovado pelo Sr. Prefeito José Fogaça e Conselho Municipal de Saúde, para o município de Porto Alegre (2005 a 2007). Foi coordenadora do programa Redução de Danos/Porto Alegre (2005 a 2007). Atualmente, atua no HMIPV com o ambulatório de Terapia Cognitiva e é membro da Associação Brasileira de Estudos em Álcool e Drogas (ABEAD). Tem experiência em consultório particular de psiquiatria desde 1993, e trabalha nessa área até os dias atuais. É psiquiatra na Villa Janus, um serviço de tratamento especializado para dependência química e outros comportamentos aditivos. Também é supervisora clínica de estagiários no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE), na abordagem Cognitivo-Comportamental.

Fernando Elias Machado José

Psicólogo clínico (CRP/RS 07/7040). Mestre em Psicologia Clinica - Área de concentração Cognição Humana - PUCRS. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Diagnóstico Psicológico. Consultor organizacional na área de treinamento. Experiência na área da Psicologia Cognitivo-Comportamental com preparação para provas, vestibulares e concursos. Professor do Programa de Pós Graduação da UNESC, Professor Convidado do CEFI - Centro de Estudos da Família e do Individuo. Terapeuta certificado pela FBTC. Autor dos livros Superando Desafios - como se preparar para provas, vestibulares e concursos (2008), Concursos Faça Sem Medo - entenda, domine e supere os desafios (2011) e Estresse e Desempenho em Concursos Públicos (2014).

Leandro da Fonte Feix

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. É mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atua como psicólogo clínico em Consultório Particular e como Coordenador e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista, IPA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: falsas memórias, memória, psicologia forense, entrevista cognitiva e psicoterapia cognitivo- comportamental.

Maria da Graça Tanori de Castro

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas; Residência em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva pelo CELG (Centro de Estudos Luis Guedes(2001). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Certified Schema Therapist - International Society of Schema Therapy (ISST). Curso de formação em Terapia do Esquema - Neapc (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas) Professora de Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto WP- Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Neapc (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas), professora e coordenadora técnica da especialização em terapia cognitivo comportamental do CEFI Cuiabá e Porto Alegre(Centro de Estudos da Família e do Indivíduo).Trabalha em consultório particular

Maria Augusta Mansur de Souza

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo-Comportamental pela WP (2007). Mestre em Psiquiatria pela UFRGS (2011). Professora e Supervisora de diversos cursos no Brasil de Pós-graduação na abordagem Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora e terapeuta da abordagem Cognitivo-Comportamental. Terapeuta Cognitivo-Comportamental de Crianças, Adolescentes e Adultos.

Melanie Pereira

Psiquiatra; Formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute; Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy.

Renata Brasil Araujo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Tem Formação em Terapia dos Esquemas (NEAPC-ISST). Atualmente, é psicóloga do Hospital Psiquiátrico São Pedro, coordenadora e supervisora dos Programas de Dependência Química e de Terapia Cognitivo-Comportamental do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) - gestão 2013- 2016, Vice-Presidente do Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Supervisora do Estágio em Dependência Química das Especializações em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro, do Centro de Estudos José de Barros Falcão e da Fundação Mário Martins; Professora de Terapia Cognitivo- Comportamental das Especializações em Terapia Cognitivo-Comportamental do: CEFI, NEAPC, Instituto WP- Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, InTCC, ICTC e IPTC; Professora do Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental e da Formação em Terapia dos Esquemas da Wainer ? Psicologia Cognitiva; Sócia, diretora e psicóloga da Modus Cognitivo - Núcleo de Terapia Cognitivo-Comportamental. Secretária da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), gestão 2015-2017.

Wilson Vieira Melo

Doutor em Psicologia (UFRGS), com estágio de pesquisa na University of Virginia (USA) estudando o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) e com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute Behavioral Tech), foi professor de Graduação em Psicologia durante dez anos (FACCAT / ULBRA / IBGEN). Atualmente, é professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva em diversos estados do Brasil. Ministrou curso como Professor Convidado na Palo Alto University (USA) sobre Terapia Comportamental Dialética para o Transtorno da Personalidade Borderline. Participa dos Estudos de Campo para elaboração do Código Internacional de Doenças ? CID 11 (OMS). Vice-Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (Gestões 2013/2015 e 2015/2017). Membro do Grupo de Trabalho Pesquisa Básica Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo- Comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordenador do processo de implementação e da Comissão de Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil pela FBTC (2013/2015 e 2015/2017). É Membro Fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) e Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre - RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica. Organizador do livro "Ëstratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva" (Sinopsys, 2014).

Adriana Birmann Zilberman http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708752T6 
Décio Zanoni Jr. http://lattes.cnpq.br/0910051784881734 
Elisa Arrienti Ferreira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293139H0 
Francine Guimarães Gonçalves http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4380956P1 
Gabriela de Vasconcellos Baldisserotto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133511H3 
Kelly Cardoso Paim http://lattes.cnpq.br/8347849776721412 
Leandro Timm Pizutti http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484084A6 
Lucas André Schuster de Souza http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242718A4 
Marcelo Montagner Rigoli http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247030U1 
Otelmo Eggers http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4204368A5 
Rafaela Teló Klaus http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8245203P0 
Tatiane Cristina Medeiros Lanzer http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292287E0


Objetivo

Promover a aprendizagem de aspectos conceituais do Modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental, bem como de técnicas de intervenção nos Transtornos Mentais mais comumente vistos na clínica.


Metodologia

Aulas teóricas, discussão e supervisão de casos clínicos


Informações

Fones: (51) 33461525 e 51 99420-7008 (whatsapp)
cefi@cefipoa.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
  • Investimento
  • Taxa de Inscrição (por aluno) - R$ 250,00 e 23 parcelas mensais (consultar valor). Consulte pagamento estendido e descontos à vista.
    • Carga Horária Total
    • 460 horas / aula – Aulas ocorrem um final de semana por mês com 17 horas/aula
    • Início
    • Inicio em 06 e 07 de Abril/2018
    • Sextas-feiras, das 17h30 às 21h40 e sábados, das 8h às 18h30
Inscreva-se